Quantcast
Channel: Brazilian Nuggets
Viewing all 29 articles
Browse latest View live

Show Tributo a Lula Côrtes

$
0
0

Caros amigos, abro este espaço para divulgar o show de tributo a Lula Côrtes. O evento acontecerá no dia 03/10/2011, a partir das 21hs, no Inferno Club. Na banda, amigos e parceiros de Lula Côrtes. Entre eles, Jarbas Mariz, Roberto Lazzarini e Bocato.

O Inferno Club fica na R. Augusta, 501, em São Paulo.

Kaoll & Lanny Gordin – Auto Hipnose (2010)

$
0
0



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Momento Ômega
02. A Chegada dos Deuses
03. Horizontes
04. O Farol
05. Groselha (O Sapato)
06. Hipnosis
07. Khan El Khalili
08. Momento Ômega pt.II
09. Flutuante
10. Música Kármica



Criado em meados de 2008, o grupo de Música Instrumental “Kaoll & Lanny Gordin” tem como objetivo a valorização e difusão deste segmento no cenário musical. Influenciado por grupos dos anos 60 e 70 como “Pink Floyd”, “Jimi Hendrix” e artistas do Movimento Tropicalista, o projeto conta com a presença ilustre do lendário guitarrista “Lanny Gordin”, um dos pilares da própria Tropicália, participante de trabalhos memoráveis com Hermeto Pascoal, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé, Banda Performática, entre outros.

Através de elementos da música brasileira e psicodélica universal, a banda apresenta um trabalho consistente de composições autorais presentes nos álbuns “Kaoll 04″ (2008) e “Auto-Hipnose” (2010), releituras de faixas do disco “Lanny Gordin” (2001), temas de jazz e blues, fusões e mantras contemporâneos. Além de Gordin, a formação conta com o guitarrista e idealizador do projeto Bruno Moscatiello, com o baterista Dokter Leo, além de Carlos Fharia no contrabaixo, Tiago Mineiro nos teclados/piano e Yuri Garfunkel na flauta transversal. O grupo tem se apresentado constantemente no circuito da capital, interior paulista e outras regiões do país, sempre com foco nos principais espaços dedicados à cultura da música instrumental.

A banda encontra-se em fase de divulgação de seu segundo álbum de estúdio intitulado “Auto-Hipnose”, que contou com a participação especial do exímio instrumentista brasileiro Michel Leme em duas faixas antológicas: “Groselha (O Sapato)” de Lanny Gordin e “Música Kármica” composta por Lanny e pelo próprio Michel. O disco revela a real experiência auditiva do universo experimental do grupo, propondo uma profunda viagem introspectiva aos apreciadores da boa música instrumental e trazendo o gênio da guitarra brasileira em um momento de total inspiração e liberdade criativa que permeiam o trabalho através de sutis melodias e improvisos extraordinários, além das já reverenciadas progressões de acordes que o notabilizaram como um dos grandes mestres da harmonia. Temas como “Horizontes”, ” Khan El Khalili” e “Flutuante” revelam o dna do grupo reforçando tendências já implícitas no primeiro álbum “Kaoll 04″.

Texto do próprio release da banda.

Fazer o download de Kaoll & Lanny Gordin – Auto Hipnose (2010).

Festival Vulcão Psicodélico

$
0
0


Amigos, abro espaço aqui para a divulgação do Festival Vulcão Psicodélico, que acontecerá em Recife, no dia 11/11. Seguem mais informações.

Festival Vulcão Psicodélico reúne bandas independentes no Recife Antigo

A cena musical do Recife tem ganhado novos artistas e mostrado ao público que é possível uma renovação nos festivais de música da cidade. É com este conceito de inovação, levar ao público a oportunidade de ter uma viagem musical, que no próximo dia 11 de novembro acontece o 1º Festival Vulcão Psicodélico.

O evento, que será realizado no Espaço Novo Pina, a partir das 22h, reúne bandas independentes que prometem uma noite de muito rock setentista autoral. A grande atração é banda Rinoceronte (RS), em sua segunda turnê nacional, toca também no Festival DoSol (RN), e prepara um repertório com as músicas do seu mais recente trabalho o disco "Nasceu".

Para completar, quem sobe ao palco garantindo muito suingue é banda Mabombe além das guitarras psicodelicas da Quarto Astral que investe num show sinestésico garantido por efeitos especiais. Quem comprar antecipadamente o ingresso, ganha uma cerveja e ainda concorre a sorteio de blusas e cds das bandas.

Vídeo Teaser do 1º Festival Vulcão Psicodélico:
http://www.youtube.com/watch?v=Q6Is5zmChfQ


SERVIÇO:
Evento: 1º Festival Vulcão Psicodélico
Bandas: Rinoceronte (RS), Quarto Astral e Mabombe
Botando som: Vinicius Lezo
Local: Espaço Novo Pina (Rua da Moeda - Recife Antigo)
Dia: 11/11/11
Horário: 22h
Ingresso: R$ 10
Ingresso antecipado à venda no Novo Pina desde já ou pelos telefones:
(81) 8899.2700 / (81) 9952-8933


Para conhecer mais os trabalhos das bandas acessem:

Rinoceronte:
http://www.myspace.com/rinoceronterock

Quarto Astral:
http://www.youtube.com/user/QuartoAstral
http://www.myspace.com/quartoastral

Mabombe: (em breve)

Local do Festival no GoogleMaps:
http://g.co/maps/69544

Evento no Facebook:
http://www.facebook.com/event.php?eid=131216203649222

Realização: Quarto Astral
Apoio: Coelho Branco

Programa Brazilian Nuggets 20 - Especial Mulheres para Download

$
0
0
Para quem perdeu, segue para DOWNLOAD o programa Brazilian Nuggets, Especial Mulheres.

For those who missed, you can DOWNLOAD the whole Brazilian Nuggets show, Women Artists Special.



Confira a Lista das Músicas

Tracklist

01. Celly Campelo - Estúpido Cupido
02. Wanderléa - Vou Lhe Contar
03. Nara Leão - Mamãe Coragem

04. Quarteto Nova Era - Apolo
05. Os Caçulas - A Moça do Karmann Ghia Vermelho
06. Suely e Os Kantikus - Que Bacana
07. De Kalafe e a Turma - Guerra

08. Gal Costa - Não Identificado
09. Gal Costa - The Empty Boat
10. Gal Costa - Dê um Rolê

11. O Bando - Disparada
12. Equipe Mercado - Campos de Arroz
13. Os Lobos - Avenida Central
14. Novos Baianos - Tinindo Trincando

15. Vanusa - Mundo Colorido
16. Silvinha - Risque
17. Umas & Outras - No Nepal Tudo é Barato
18. Quarteto em Cy - Cavalo-Ferro

19. Nelson Ângelo e Joyce - Vivo ou Morto
20. Luli, Lucina e o Bando - Flor Lilás
21. Jaime Alem e Nair Cândia - Amanheceremos

22. Mutantes - Banho de Lua
23. Rita Lee - Hulla-Hulla
24. Rita Lee e Lúcia Turnbull - Minha Fama de Mau
25. Rita Lee - Mamãe Natureza

26. Luiza Maria - Maya
27. Denise Emmer - Coração Cigano
28. Denise Emmer - Canto Lunar

29. Olívia - Luz do Tango
30. Bacamarte - Smog Alado
31. Luli e Lucina - Alojá Yin

Mel Azul – EP (2011)

$
0
0



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Máquina Malvada
02. Surfista de Trem 22h
03. Descarrego
04. Tributo
05. Apo



Mel Azul é um quarteto instrumental formado por baixo, bateria, guitarra e teclado. Misturando rock, jazz, eletrônica e funk o grupo percorre os ritmos com improviso e psicodelia com músicas que começam e terminam sem respirar.

Formada em 2009 por Antonio Carvalho, Antonio Paoliello, Gustavo Prandini e Alexandre Silveira, a banda lançou no começo do ano seu primeiro trabalho, um EP composto por cinco músicas gravadas ao vivo. Agora o conjunto se concentra na produção de seu álbum de estréia e em levar suas apresentações a diferentes lugares e públicos.

Fazer o download de Mel Azul – EP (2011).

Confiram também o vídeo:

Indo Vindo - Mel Azul from guilherme farkas on Vimeo.


E o Myspace da banda:
www.myspace.com/melazul

Denise Emmer - Pelos Caminhos da América

$
0
0



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Lavadeiras
02. Boiadeiros do Céu
03. Colina Branca
04. Missão
05. Minha Cidade Suja
06. Garganta
07. Repente Louco
08. Coração Cigano
09. Saramandaia
10. Qualquer Dia
11. Nas Areias da Ampulheta



Disco de estreia da cantora, compositora e multi-instrumentista Denise Emmer. Aqui, acompanhada pelo Grupo Água e com arranjos de Jaime Allem, Denise faz um mix de MPB, música folclórica Andina, música cigana e flamenco. O destaque fica para a folk Coração Cigano.


Fazer o download de Denise Emmer - Pelos Caminhos da América (1980).

Claviceps Purpurea - Entre o Arco e o Pote (2008)

$
0
0


DOWNLOAD!


Faixas:
01. Casa da Cura
02. Cordeiros da Noite
03. Ira das Máfias
04. Alien I
05. Chicote Industrial
06. Alien II
07. Jaula dos Bugres
08. Oito de Maio



No ano de 2005, reúnem-se em uma sala de ensaio Luís Machado, Felipe Zen, Marciel Borba e Daniel Fisher para desmanchar um antigo projeto musical e fundar a banda Claviceps. A iniciativa foi expandir sua liberdade criativa em novas composições, bem como assumir um compromisso com uma proposta nascente de outros grupos da cidade de Brusque (SC) em produzir música de forma independente.

As primeiras composições foram marcadas por uma forte veia grunge revelada em músicas como: "parafuso", "o vírus" e "não me importo com você". Mas em pouco tempo, os trabalhos ganharam elementos crescentes do rock psicodélico caracterizados em uma primeira canção do gênero, "o homem do paletó". Com a entrada de Jean Hochsprung como segundo guitarrista, as canções adquiriram mais peso e novas texturas, assim como, a experimentação com falsetes encontrados na música "Luxúria". As cinco canções aqui citadas formaram o primeiro disco que leva como título apenas o nome da banda. Gravado entre o ano de 2005 e 2006, este álbum representou uma das primeiras materializações dos trabalhos das bandas independentes locais.

A partir do lançamento do primeiro álbum, iniciam-se shows em diferentes locais da cidade apesar da resistência da indústria do entretenimento dominante que privilegiava exclusivamente os gêneros musicais "populares" (para não utilizarmos outras palavras menos cordiais nessa definição). Esta atividade de shows continuou até meados do ano de 2006 quando ocorreu a saída de Marciel Borba e, posteriormente, a saída de Jean Hochsprung, fato este que comprometeu temporariamente o andamento dos trabalhos da banda.

Inicia-se uma nova fase. A banda passa a se chamar "Claviceps Purpurea". André Seco é convidado para compor e tocar as linhas de baixo. Luis Machado compõem no piano um novo repertório que assume de vez o rock psicodélico como paradigma. Dentre as canções destacam-se: "Casa da cura", "Alien I e II" e "Jaula dos bugres", (esta última com 10 minutos de puro experimentalismo). Estas canções somadas a "Ira das Máfias", "Cordeiros da noite", "Chicote industrial" e "8 de maio" formaram o álbum "Entre o Arco e o Pote" lançado em 2008. O lançamento deste álbum consagrou o trabalho da banda que passou a representar o maior nome da música independente local.

A partir dai as atividades do Claviceps Purpurea persistiram em um novo volume de composições, shows seletos e letras cada vez mais labirínticas. Felipe Zen aplicou em sua guitarra uma gama de efeitos e distorções contundentes delineados pelo baixo marcante de André Seco. As linhas de bateria de Daniel Fisher tornaram-se mais marcadas dando mais velocidade ao som. Canções como: "Enceladus", o interlúdio "Além do vale das sombras" seguidas de "O espantalho" mostram estes novos elementos. Em outras canções percebe-se uma nova complexidade de arranjos onde os vocais acompanham as melodias, e em alguns momentos quase se confundem em seus efeitos. Trata-se das canções: "Perda total", "O impostor" e "De novo". Já "Branca de Neve" e "Flores de Jasmin" recuperam um romantismo trágico nas letras e melodias que contam com a beleza de um piano tocado de forma precisa. O conjunto destas canções somado a uma nova versão de "Homem do paletó", correspondem ao novo álbum da banda denominado "Merlot Cabriolet" (2011).

Acompanhando este novo disco, há o clipe da música "Branca de Neve" que representou um esforço coordenado entre amigos em sua produção. Reunindo produtores, artistas plásticos, fotógrafos e atores, este clipe foi realizado de forma coletiva tendo como resultado mais do que um vídeo promocional, mas uma verdadeira prova de que a união faz a força e força faz a história.

Texto extraído do release da banda

Para contactar a banda ou comprar o seu mais novo disco, Merlot Cabriolet, é só mandar um e-mail para kamalaesidarta@gmail.com

Assistam o novo clipe da banda, com a música A Branca de Neve:



Fazer o download de Claviceps Purpurea - Entre o Arco e o Pote (2008).

Ricardo Uchôa - Indra (1981)

$
0
0



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Mar de luz
02. Carrapixo
03. Pingo
04. Cor de maduro
05. Aranha verde
06. Andar pela chuva
07. Muitas belezas eu vi
08. Cavalo do tempo
09. Blue d'aurora
10. Noites de vento
11. Mensagens de luz



Aluno do mestre Sivuca na infância, que me introduziu arranjos e harmonias nas calmas tardes de aulas particulares, ao abrir o portão, uma cadeira a espera, e o mestre sentado com a sanfona no colo. Lá pude ouvir seus arranjos, receber informações de base, solos e acompanhamentos, tudo ficou guardado até um dia ter contato direto com outros músicos; veio o amigo Lula Côrtes com seu tricórdio, em outras mansas tardes de Beberibe junto a Zé Ramalho, Tito Livio, Don Tronxo, Erasto Vasconcelos, Agricinho Nóia, Israel Semente, Ivinho, Geraldinho Azevedo, Marconi Notaro, Alceu Valença e outros poetas.

As turnês, os ensaios, a vida abrindo janelas, amores, pensamentos e tempo para refletir na vida trouxeram uma forma de expressão lá dos cadernos confidentes que foram abrindo novas folhas, a viola, a percussão com o Flor de Cactus e no show ao vivo em Natal com Agrício na banda de Alceu, até que em Candeias junto aos cavalos e a beira do mar se abriu o velho baú com tudo vindo a tona tentando compreender, filosofia e vida.

Não havia musica nos poemas, eu nem sabia que o que eu escrevia era poema, pensava que era só uma forma de ver e falar a mim mesmo os fatos e emoções. Foi nessa época em uma visita de Don Tronxo em Candeias na qual ele pegou meu caderno e lendo, olhou pra mim e disse: “isso é musica”. Nesse dia fizemos “Candeias” gravado por ele, depois, passei a olhar e colocar as mais simples harmonias nos escritos e fizemos “Rouxinol” que virou um xote cadenciado e foi gravado por Guadalupe e depois por Alceu Valença, das fotografias que eu pintava apos um sonho chegou o “Blue d’Aurora”, outro poeta e amigo aviador o “Damata” me falou de Henrique que estava estudando bateria e sugeriu uma visita minha, lembro que selei o cavalo “ouro preto” peguei o violão e fui galopando ate a casa do Henrique em Piedade, onde para surpresa, lá encontrei o Risashi (guitarra) e o Zeco (baixo), a banda estava formada. Voltando pra casa depois do primeiro ensaio escrevi “Cavalo do Tempo” que depois, lembro ter andado com o Alceu em candeias cantarolando, foi tudo muito espontâneo e bonito, acordei no meio da noite com o vento que abriu a porta e escrevi “Noites de vento”. Em uma madrugada sentei na areia para assistir o nascer do sol, ao lado achei uma caneta, enfiada na areia, um papel no bolso e escrevi “Muitas belezas eu vi” olhando a prata no mar e ouvindo as folhas dos coqueiros.

Com umas onze músicas selecionadas, o próximo passo foi tentar gravar o LP “independente”(o que custou minha geladeira pra completar o pagamento do estúdio), fizemos com o Janjão no estúdio do Zé da Flauta. Durante a gravação de surpresa, convidei o Ivinho, o Israel Semente, Agricinho, Erasto e o disco foi sendo montado conforme estava na minha cabeça, chegavam os músicos, ouviam a base e colocavam seus arranjos.

Fase final: Com a fita demo, viajamos para o Estúdio Eldorado para a mixagem junto com o Indra que inspirou o nome do disco e Cristina Lundgren. Tiramos 1.150 copias do LP, fizemos a capa e distribuímos.

Texto do próprio Ricardo Uchôa extraído do blog Som Barato.

Sinceros agradecimentos a Marcelo Azevedo por viabilizar este post.

Fazer o download de Ricardo Uchôa - Indra (1981).

Programa Brazilian Nuggets 21 - Especial Rogério Duprat para Download

$
0
0
Para quem perdeu, segue para DOWNLOAD o programa Brazilian Nuggets, Especial Rogério Duprat.

For those who missed, you can DOWNLOAD the whole Brazilian Nuggets show, Rogério Duprat Special.



Confira a Lista das Músicas

Tracklist

01. Orquestra Fantasia - Hás de Convir (1962)
02. Ronnie Von - Meu Mundo Azul (1967)
03. Claudette Soares - Frevo Rasgado (1968)

04. Tropicália - Parque Industrial (1968)
05. Tropicália - Baby (1968)
06. Nara Leão - Lindonéia (1968)

07. A Banda Tropicalista do Duprat - Judy in Disguise (1968)
08. A Banda Tropicalista do Duprat - Ele Falava Nisso Todo Dia/Bat Macumba/Frevo Rasgado (1968)
09. Maestros Premiados - Roda-Viva (1968)

10. Gilberto Gil - Domingo No Parque (1968)
11. Gilberto Gil - Objeto Semi-Identificado (1969)
12. Caetano Veloso - Acrílirico (1969)
13. Caetano Veloso - Épico (1972)

14. Gal Costa - Lost in the Paradise (1969)
15. Gal Costa - Pulsars E Quasars (1969)
16. Trilha Sonora Brasil Ano 2000 - Orgia Subterranea (1969)

17. Mutantes - Panis Et Circensis (1968)
18. Mutantes - Caminhante Noturno (1969)
19. Rita Lee - Sucesso, Aqui Vou Eu (1970)
20. Arnaldo Baptista - Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki? (1974)

21. Jorge Ben - Descobri Que Eu Sou um Anjo (1969)
22. Erasmo Carlos - Masculino, Feminino (1971)
23. Chico Buarque - Construção (1971)

24. O Bando - …E Assim Falava Mefistófeles (1969)
25. Tom Zé - Jimmy, Renda-se (1971)
26. Alceu Valença e Geraldo Azevedo - Virgem Virgínia (1972)

27. Brazilian Octopus - Momento B-8 (1970)
28. Brazilian Suite - Percussion Highway (1970)
29. Brasil com S - Minha Terra (1974)

30. O Terço - Criaturas da Noite (1975)
31. 14 Bis - Perdido em Abbey Road (1979)
32. A Arca de Noé - A Arca de Noé (1980)

Programa Brazilian Nuggets 22 - Especial Psicodelismo Norte-Americano

$
0
0
Neste sábado, vai ao ar a vigésima segunda edição do programa Brazilian Nuggets. Como janeiro é época de férias, o Brazilian Nuggets também vai viajar. Nosso destino será o psicodelismo Norte-Americano. Preparem-se para ouvir clássicos como The Byrds, The Doors, Jefferson Airplane e The Beach Boys. O programa Brazilian Nuggets vai ao ar todo segundo sábado do mês, das 22hs a meia noite, pela Rádio Web Underground Lágrima Psicodélica. Até lá e boa viagem.

Programa Brazilian Nuggets 22 - Especial Psicodelismo Norte-Americano para Download

$
0
0
Para quem perdeu, segue para DOWNLOAD o programa Brazilian Nuggets, Especial Psicodelismo Norte-Americano.

For those who missed, you can DOWNLOAD the whole Brazilian Nuggets show, US Psych Special.


Confira a Lista das Músicas

Tracklist

01. The Byrds - My Back Pages
02. Buffalo Springfield - For What It's Worth
03. Grateful Dead - Montains of the Moon
04. Leonard Cohen - Suzanne

05. Count Five - Psychotic Reaction
06. The Music Machine - Bottom Of The Soul
07. The Seeds - Pushin' Too Hard

08. The Beach Boys - God Only Knows
09. The Doors - Light My Fire
10. The Turtles - Happy Together
11. Jefferson Airplane - White Rabbit

12. Spirit - Fresh-Garbage
13. The Smoke - Hobbit Symphony
14. HP Lovecraft - The White Ship

15. Strawberry Alarm Clock - Incense and Peppermints
16. KAK - Everything's Changing
17. Eric Burdon & The Animals - Winds Of Change
18. Love - Alone Again Or

19. Blues Magoos - Sometimes I Think About
20. The Velvet Underground - Venus in Furs
21. Nico - The Fairest of the Seasons

22. 13th Floor Elevators - You're Gonna Miss Me
23. Fever Tree - Man Who Paints the Pictures
24. The Bubble Puppy - Hot Smoke and Sassafras

25. The 5 Americans - The Train
26. The Litter - Tallyman
27. The Lemon Drops - Sometimes Ago
28. The Lemon Pipers - Green Tambourine

29. Frank Zappa - Flower Punk
30. Ultimate Spinach - (Ballad Of) The Hip Death Goddess

Projeto Prog Rock do Sesc Ipiranga

$
0
0

Projeto Prog Rock do Sesc Ipiranga: recorte e releituras do rock progressivo – movimento surgido das experiências psicodélicas de grupos como Pink Floyd, King Crimson, Genesis, Yes, Jethro Tull, entre outros, e que incorpora à base do rock elementos de diferentes linguagens, como o erudito, o jazz e a música folclórica.

03/02 - Kaoll interpreta Pink Floyd
04/02 - Mobilis Stabilis
05/02 - Violeta de Outono

Marco Antonio Araújo - Lucas (1984)

$
0
0



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Lembranças
02. Caipira
03. Lucas
04. Para Jimmy Page
05. Brincadeira
06. Cavaleiro
07. 3rd Gymnopédie



Poucos comentam a obra e vida de Marco Antonio Araújo, um dos maiores representantes da música mineira dos anos 80 e que ganhou o epíteto de Egberto Gismonti da década de 80.

Marco Antonio Araújo era um tesouro local e, justamente quando começava a ter seu nome conhecido nacionalmente, veio a falecer no dia 6 de janeiro de 1986, vítima de um aneurisma cerebral, após ficar cinco dias internado na UTI do Prontocor, em Belo Horizonte.

Um fim trágico para um músico que havia dedicado o último disco ao filho recém-nascido, Lucas.

Marco Antonio Araújo nasceu na capital mineiro, no dia 28 de agosto de 1949. Como todo adolescente nos anos 60 se apaixonou pelos Beatles e pelos Rolling Stones e resolveu, em 1968, ingressar no grupo Vox Populi, que contava com Tavito e Fredera, que depois formariam o Som Imaginário. Ficou um ano no grupo, que lançou um compacto, Pai-Son (parceria com Zé Rodrix), pela gravadora Bemol.

Marco já estava absolutamente apaixonado pela música e resolveu abandonar o curso de economia e o emprego em um banco para se dedicar a ela. Em 1970, resolve morar em Londres, onde ficaria dois anos "tietando" (expressão do próprio músico) grupos como Led Zeppelin, Deep Purple, Pink Floyd, Rolling Stones etc. Cansado de correr atrás dos grupos, viu que deveria voltar ao Brasil e começar a carreira de músico.

Assim, retorna ao Brasil e vai morar no Rio de Janeiro, onde foi estudar composição com Esther Sciar e aprendeu violão clássico e violoncelo com Eugen Ranewsky e Jacques Morelenbaum, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Começa a compor trilhas sonoras para cinema, teatro e balé, entre eles a peça Rudá, de José Wilker e Cantares, um balé apresentado pelo grupo CORPO.

Marco acaba se apaixonando e casando com uma das bailarinas, Déa Marcia De Souza.

Marco mostrou-se um músico brilhante e volta para BH, em 1977, e passa a integrar a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde ficaria até o fim da vida.

Marco faz pequenos shows no ano seguinte, onde era acompanhado pelo grupo Mantra. As composições instrumentais mesclavam o rock progressivo com a mais pura tradição mineira de quadrilhas, modinhas e serestas.

Entre 1978 e 1979 apresentou os shows Fantasia e Devaneios, tendo a companhia de Carlos Bosticco (flauta), Hannah Goodwin, no violoncelo, seu irmão Alexandre Araújo na guitarra, Gregory Olson, no contrabaixo, Benoir Clerk, na trompa e Sergio Matos, na percussão.

Aos poucos vai formando um grupo de músicos que o acompanharia: Alexandre Araújo (guitarra), Ivan Correia (baixo), Mario Castelo (bateria), Eduardo Delgado (flauta), Antonio Viola (violoncelo), Max Magalhães (piano) e Lincoln Cheib (bateria).

Em 1980 edita, de forma independente, o primeiro LP, Influências, que recebe grandes elogios da crítica especializada e é divulgado com 74 shows.

O disco ganha boa receptividade fora de Minas Gerais e Marco monta uma produtora independente, Strawberry Fields, a canção dos Beatles que o fez amar o quarteto.

Mais maduro, Marco lança outro disco, em 1982, o belo Quando a sorte te solta um cisne na noite e viaja pelo interior de Minas Gerais, através do projeto Acorde Minas, em parceria com a Rede Globo Minas, a Coordenadoria de Cultura do Estado e de sua produtora, Strawberry Fields.

O disco é novamente elogiado pela crítica, mas Marco sentia que precisava expandir seu público e atingir outros estados, especialmente Rio e São Paulo.

O novo trabalho mostrava Marco cada vez mais maduro no violão Ovation e a banda mais coesa.

Incansável, Marco não parava de trabalhar nem um segundo e resolve inovar no terceiro LP, Entre um silêncio e Outro, de 1983.

Para isso, convidou o violoncelista Jacques Morelenbaum, o flautista Paulo Guimarães e o violoncelista Márcio Mallard e formaram um grupo de câmara que gravou apenas duas "Fantasias Nº 2" e "Fantasias Nº 3". Ao ser editado em CD, trazia ainda as faixas "Abertura I", "Abertura II" e "Cantares II".

A capa trazia uma tela do artista Carlos Scliar - "Vinil Encerado Sobre Tela", feita especialmente para Marco e inspirada em sua música. Dentro do disco, um bela capa dupla colorida, havia um texto do próprio Marco falando de sua obra.

No mesmo ano, nasce seu primeiro filho, Lucas, no dia 2 de agosto. Inspirado pela paternidade, Marco parte para gravar um novo disco, para muitos sua obra-prima: Lucas.

Um disco maduro e que mostrava um homem mais esperançoso e preocupado com o futuro.

No ano seguinte, é editado uma coletânea, Animal Racional, e Marco chegava ao auge da carreira, com shows pelo Brasil inteiro, ao lado do grupo Mantra.

Marco havia regressado a Belo Horizonte, onde iria receber, no dia 7 de janeiro de 1986, um prêmio da Revista Veja como o melhor músico instrumentista do país. Subitamente, sofreu uma hemorragia cerebral e entrou em coma profundo, vindo a falecer, no dia 6, véspera da premiação. Marco tinha uma viagem agendada para Nova York na semana seguinte.

A perda devastadora jamais foi completamente absorvida e entre os dias 7 e 9 de agosto foi realizado o show Lembranças, para celebrar o 37º aniversário de Marco. Participaram dele Alexandre Araújo, Ivan Correia, Lincoln Cheib, Mauro Rodrigues, Antonio Viola, José Marcosa, Max Magalhães, além de convidados como André Geraissati, Egberto Gismonti, Toninho Horta, entre outros.

Aquele mineiro de técnica refinada e que amava tanto a música pop bem como a mineira e a clássica deixou um legado jamais esquecido pelos fãs e por quem acabaria descobrindo sua obra apenas após sua morte, como é meu caso.


Texto de Rubens Leme da Costa, publicado no site Mofo.

Fazer o download de Marco Antonio Araújo - Lucas (1984).

Marco Antonio Araújo - Entre um Silêncio e Outro (1983)

Marco Antonio Araújo - Quando a Sorte te Solta um Cisne na Noite (1982)


Marco Antonio Araújo - Influências (1980)

Programa Brazilian Nuggets 23 - Especial Psicodelismo Inglês para Download

$
0
0
Para quem perdeu, segue para DOWNLOAD o programa Brazilian Nuggets, Especial Psicodelismo Inglês.

For those who missed, you can DOWNLOAD the whole Brazilian Nuggets show, British Psych Special.


Confira a Lista das Músicas

Tracklist

01. Cream - Sunshine of Your Love
02. Kaleidoscope - Kaleidoscope
03. The Zombies - Time of the Season

04. Pretty Things - Balloon Burning
05. 23rd Turnoff - Michaelangelo
06. Apple - The Otherside

07. The Easybeats - Friday on My Mind
08. Jimi Hendrix - Are You Experienced?
09. The Misunderstood - I Can Take You to the Sun

10. Smoke - My Friend Jack
11. July - Dandelion Seeds
12. The Hollies - Lullaby to Tim

13. Nick Drake - River Man
14. Elmer Gantry's Velvet Opera - Mother Writes
15. Velvett Fogg - Within the Night

16. Arthur Brown - Fire
17. The Incredible String Band - There is a Green Crown
18. A-Austr - Bird

19. The Rolling Stones - Lady Jane
20. The Rolling Stones - Ruby Tuesday
21. The Rolling Stones - The Lantern

22. The Beatles - Nowhere Man
23. The Beatles - Tomorrow Never Knows
24. The Beatles - A Day In the Life
25. The Beatles - Strawberry Fields Forever

26. Blonde on Blonde - Time Is Passing
27. Pink Floyd - See Emily Play
28. Pink Floyd - Matilda Mother
29. Syd Barrett - Terrapin

Aum - Belorizonte (1983)

$
0
0



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Tema pra Malú
02. Serra do Curral
03. Belo Horizonte
04. Nas Nuvens
05. 4 e 15
06. Tice



Aum foi um grupo instrumental formado por cinco músicos de Belo Horizonte, na década de 80. Nadando contra a corrente, eles faziam um som híbrido, um ‘fusion’ de jazz com rock progressivo que desafiava o desinteressado público ‘new wave’ daquela década. Mesmo assim eles conseguiram chegar ao único lp. Gravaram de maneira independente na Bemol, em 1983, este álbum que hoje se tornou uma jóia rara, cotada bem cara nos sebos e mercados livres por aí.

Passados mais de vinte anos, a música do Aum continua intacta, causando-me surpresas.


Texto extraído do blog Toque Musical.

Fazer o download de Aum - Belorizonte (1983).

Kaoll Interpreta Pink Floyd em uma série de apresentações

$
0
0


A banda Kaoll continua com seu show "In the Flesh", todo dedicado ao Pink Floyd, em uma série de apresentações em espaços culturais de São Paulo. A primeira dessas apresentações será no Centro Cultural Jabaquara. Não percam!

Kaoll interpreta Pink Floyd no Centro Cultural Jabaquara
Domingo, 29 de abril de 2012 às 18 horas
Entrada Gratuita
Rua Arsênio Tavolieri, 45 Jabaquara - São Paulo/SP
Telefone: (11) 5011.2421

Luli & Lucinha - Luli & Lucinha (1979)

$
0
0


DOWNLOAD!
Faixas:
01. Pois é
02. Cheiro de Rosa
03. Yorimatã Okê Aruê
04. Me Rói
05. Toque Forte
06. Coração Aprisionado
07. Ai, Ai!
08. Amor Será
09. Numa Rede
10. Pequenininha
11. El Corazón te Guiará
12. E Foi


Fazer o download de Luli & Lucinha - Luli & Lucinha (1979).
Viewing all 29 articles
Browse latest View live